terça-feira, 6 de novembro de 2012

Anime na Tv Brasileira, por quê não vinga?


Há uma discussão de eras da razão do anime na TV brasileira não dar certo. Opinião pessoal minha é uma questão muito mais complexa do que aparenta.
Uma das coisas que me chamam atenção é que o Brasil é um dos poucos países onde se tem o preconceito em que desenho é coisa para criança, então todos os animes que passaram no Brasil eram junto da programação infantil normal, junto com Pato Donald, Mickey Mouse, Turma da Mônica, etc. No mesmo horário passavam Inuyasha e Samurai X. Quer dizer, acho que temos aí já é um problema. As temáticas dos desenhos para crianças são totalmente diferentes dos desenhos para os adolescentes e adultos.
Vamos pegar o exemplo da Turma da Mônica, as histórias são bem leves, os temas são simples e que remetem de certa forma o cotidiano de uma criança normal.
Agora vamos pegar Samurai X, é uma história complexa e sangrenta, onde raios isso é para uma criança? Para passar na televisão o anime foi completamente picotado para não ter um pingo de sangue.
Infelizmente o Brasil parece que só vive de Maurício de Sousa, ele é um excelente cartunista e roteirista, tanto que Turma da Mônica está sendo um sucesso até hoje (o que me faz lembrar que tem gente que fala que coisa antiga não faz sucesso, mas isso fica para outro post...), mas pera aí... onde estão os outros? Não temos muitos grandes nomes nessa área... se for falar dos grandes desenhistas e roteiristas japoneses é de se perder a conta, só pra começar temos os mais famosos como : Akira Toriyama (Dragon Ball), Masami Kuromada(Cavaleiros do Zodiaco) , Eichiro Oda(One Piece), Nobuhiro Watsuk( Samurai X)i, Clamp(Sakura Card Captor), Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho), Naoko Takeuchi (Sailor Moon),  Takehiko Inoue(Slam Dunk); etc...
Tudo bem que alguns aí que são autores de sucesso de um título só, mas mesmo assim são grandes nomes, e o Brasil só tem Turma da Mônica do Mauricio como relevante!!! É de chorar, né?  
Acho que o problema do anime não emplacar na televisão, ainda mais na aberta começa desse pensamento pequeno que desenho é coisa para criança, Se algum pai ou mãe de uma criança falar isso pra mim vou colocar o filho deles em frente a televisão e colocar Bible Black para ele assistir... e coloco para ele ver todas as séries desse hentai. (Como sou pervertida, xD).
Já disseram também que hoje em dia as coisas são outras, mesmos as crianças não gostam de animes... não sei a razão de eu ver umas ‘miniaturas’ de Naruto correndo nos eventos de anime... enfim.
O ponto onde mais vejo as pessoas discutindo é a baixa audiência de Cavaleiros do Zodiaco; uma das razões é que o publico não quer mais ver esse anime, estão enjoados de assistir. Alguns podem realmente estar saturados, mas acredito que a maioria não, os adultos que curtem esse anime, a maioria estão trabalhando ou se arrumando para trabalhar (era transmitido as 08h da manhã), adolescentes e crianças estão na escola. Para mim seria horário para passar animes como Hamtaro...
O horário indicado para passar acho que seria 15h até as 18h, para não pegar o horário nobre, mas ainda sim é um bom horário, e os animes com temáticas adultas como Samurai X, a noite, depois das 22h (Se bem que em um país onde criança ouve funk e vê novela da Globo... não está a salvo...).
Ainda temos o problema não só das emissoras, isto é os investidores, mas também o próprio público, que ao invés de colaborar só piora a situação. Os fãs mais xiitas, os otakus loucos que na época que o Orkut estava em alta ( nem faz assim tanto tempo que o Orkut foi abandonado pelos internautas), quando falaram que Naruto ia para TV aberta, o que teve de fã xiita falando que ia ser uma bosta, que ia ter muitos posers e que ia virar modinha, e o mimimi de sempre.
Os próprios fãs boicotam a vinda de anime para televisão, depois reclamam que ninguém quer investir com produtos oficiais aqui, é pra mandar ir pro inferno abraçar o capeta...
E esses próprios esquecem que eles mesmos começaram a assistir anime pela extinta Tv Manchete, a internet era de fácil acesso em 1995, era raro quem podia ter um computador, a velocidade então, maravilhosa, né? Pensem, antes de cuspir no prato que comem...
E mesmo que virasse modinha, seria muito bom, teria produtos oficiais no Brasil, talvez não de boa qualidade, mas com o tempo, talvez? Brasileiro espera que as coisas caiam do céu, que o mercado aqui fosse uma maravilha, mas nunca vai ser enquanto tiver essa eterna "briga" entre fã xiita e investidores burros.
Eu pensava que os investidores soubessem o que estavam fazendo.. atualmente estou cursando faculdade  de Rádio e Tv,  estudando, vi que as coisas não são bem assim... pode ser que o que tenha dito a cima seja um monte de besteiras, mas é como eu penso no momento.
Nem sei que alguém leu isso até o fim ou se ao menos alguém viu... porque o post foi enorme... mas está ai meu desabafo...

Um comentário:

  1. Acho assim...q o povo brasileiro é um povo ignorante e fechado...por mais q os otakus q são a "raça" dos animes e mangás falarem tanto de anime e ficarem falando coisas do tipo : ai se no brasil tivesse anime ia ser muuuito bom ....ai se no brasil tivesse num sei o q seria lindo...cara o pessoal fala isso o tempo todo, mas quando aparece alguma chance disso acontecer os primeiros a não aceitar são os otakus..." AAAI Q HORROR....TRADUZIRAM ASSIM EM VEZ DE ASSADO....CREDO OLHA A VOZ Q COLOCARAM PRA ELE/A ...NOSSA Q DUBLAGEM PODRE...BRASILEIRO É UMA MERDA...

    O povo brasileiro é um povo preconceituoso dentro de sua própria nacionalidade...e ainda querem passar q é um povo unido...." A GRANDE NAÇÃO BRASILEIRA" rá ¬¬..." A grande...opa...panelinha aki...clubinho aki...irmandade alí ...de brasileiros" ¬¬

    ResponderExcluir